OS 7 SEGREDOS DO GLÚTEN QUE NINGUÉM TE CONTOU

OS 7 SEGREDOS DO GLÚTEN QUE NINGUÉM TE CONTOU
Somos bombardeados todo dia com conversas sobre glúten. No trabalho, em casa, nos jornais, todo mundo está falando sobre isso. Que engorda, que deve ser retirado da dieta e muito mais. 
Mas o que é verdade nessa história? Descubra agora! Primeiro, temos que responder a uma pergunta básica:

O QUE É GLÚTEN?
Glúten é um tipo de proteína composta pela mistura das proteínas gliadina e glutenina. Quando colocado em água, dá uma consistência flexível e grudenta, característica da massa criada com farinha de trigo. Sua grande capacidade de absorção de água e viscosidade dão à massa de farinha as propriedades certas para a panificação. A palavra glúten tem origem no latim e significa cola, o que explica a sua textura. 

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GLÚTEN ENGORDA?

Nem sempre. Essa afirmação divide muito a opinião dos médicos. O consumo de glúten sozinho não pode ser culpado pelo excesso de peso, mas, sua presença em alimentos calóricos gera perda de peso quando eliminados da dieta. Pães ou torradas, apesar de terem glúten, só engordam se forem consumidos em grandes quantidades ou acompanhados de outros alimentos ricos em gorduras e carboidratos, como geleia ou manteiga. O segredo para perder peso está relacionado à quantidade de calorias na dieta e não com a presença ou ausência do glúten. Claro que nós sempre recomendamos o acompanhamento constante de um nutricionista capacitado. 

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EM QUE ALIMENTOS EU ENCONTRO?
O glúten está presente em massas e em tudo que é feito com trigo, como pão, macarrão, pizza, bolo, biscoitos, torradas, e qualquer massa que leve farinha de trigo. Além disso, bebidas como cerveja e whisky também contêm glúten, pois são feitas a partir do malte da cevada. 

Alguns outros produtos nessa lista são:

- Chocolate e produtos com açúcar
- Óleos, azeite e margarinas
- Frutas e vegetais
- Carnes e peixes
- Sal
- Milho
- Arroz
- Quinoa
- Linho
- Tapioca
- Aveia

Mesmo a aveia sendo naturalmente livre de glúten, pode ser contaminada por ele. Portanto, é mais seguro consumir apenas aveias com um rótulo que indiquem a falta dessa proteína.

FAZ BEM TIRAR DA DIETA?
O principal benefício de tirar o glúten da alimentação é a exclusão de alimentos industrializados e calóricos da dieta, como biscoitos recheados, pizzas, cerveja e vários alimentos com muito açúcar. Você vai começar a se alimentar de forma mais saudável, tendo mais ânimo, disposição, energia e melhorando o funcionamento do intestino e do organismo em geral. Para as pessoas celíacas (alérgicas a glúten), esses benefícios incluem a diminuição dos gases e do inchaço na barriga.

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COMO SABER SE TENHO ALERGIA?

Algumas pessoas têm alergia ao glúten, que pode ser de nascença ou adquirida ao longo da vida. Por não digerir bem essa proteína, têm alguns problemas quando consomem alimentos que a contém, como por exemplo:

DEVO PROCURAR UM MÈDICO?

É sempre recomendado que você procure um especialista para ter um diagnóstico preciso. Fazer qualquer mudança drástica na alimentação por conta própria pode trazer problemas ainda maiores e ser o ponto de partida para que sua saúde piore. Após o diagnóstico, deve-se retirar da dieta todos os alimentos que contenham glúten. 

COMO POSSO SUBSTITUIR?

É possível encontrar diversos produtos especiais que não contêm essa proteína, como macarrão, pão, biscoitos e bolos feitos a partir de farinhas que são permitidas na dieta, como a farinha de arroz, de mandioca, de milho, o fubá, a fécula de batata, fécula de mandioca, polvilho doce e polvilho azedo. Além disso, é importante observar no rótulo a lista de ingredientes para verificar a presença de trigo, cevada ou centeio na composição ou resíduos de glúten, como é o caso de produtos como salsicha, kibe, flocos de cereais, almôndegas e sopas enlatadas. 

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