PILATES PARA GESTANTES

PILATES PARA GESTANTES

A gestação é um momento muito especial na vida da mulher, um período de descobertas e mudanças em todos os aspectos. E para que essa fase seja tranquila e livre de dores e desconfortos, é essencial que você não deixe de lado os exercícios físicos.


O pilates foi desenvolvido  para ajudar qualquer pessoa, inclusive as gestantes, em todas as fases da gravidez. Em muitos estudos já foram comprovados os benefícios do pilates para gestantes e também sua relação com um parto saudável.


COMO SÃO OS EXERCÍCIOS?

Deve ser criado um repertório de exercícios variados e adaptados para cada trimestre e para a condição física de cada mulher. Esses exercícios devem respeitar a individualidade das alunas e ser feitos de forma lenta, controlada e sem impacto, deixando todos os movimentos ainda mais seguros.


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OS EXERCÍCIOS SÃO DIFERENTES PARA CADA TRIMESTRE?

Sim, pois cada trimestre possui suas próprias características, como vamos ver a seguir:


1º trimestre

Ocorre a descoberta da gestação. Algumas mulheres não sentem nada e outras sentem muitos enjoos, indisposição e ficam sem apetite. As mamas aumentam, gerando desconforto e alterações emocionais, além de ficarem mais sensíveis. É importante buscar uma liberação médica para iniciar o pilates.

Devemos tomar cuidado com exercícios muito intensos, pois esse é um período de formação de todos os sistemas do bebê.


2º trimestre

Normalmente, nessa fase, a maioria dos médicos liberam a aluna, mesmo que sedentária, a iniciar a prática do Pilates. As mulheres têm mais disposição e sentem menos mal-estar. Nessa fase o abdômen começa a ficar mais saliente, há uma tendência maior de retenção de líquido, além de dificuldades para andar, sentar, deitar e realizar as atividades do dia a dia.


3º trimestre

Nessa última fase, a gestante já está com a barriga bem maior. Com o aumento de peso e volume, o centro de gravidade é deslocado para a frente, gerando alterações posturais comuns da gestação. É recomendado continuar com os fortalecimentos e alongamentos que foram realizados até aqui e também com os exercícios respiratórios, já que o diafragma será empurrado para cima pelo crescimento do útero, gerando um esforço ainda maior.


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QUAIS OS BENEFÍCIOS DO PILATES NA GRAVIDEZ?

São vários, mas podemos citar alguns dos mais importantes:


- Melhora o alongamento e respiração

- Facilita a oxigenação do bebê

- Conecta a mulher com as transformações do seu corpo

- Estabiliza a coluna lombar, diminuindo as dores

- Fortalece a pélvis

- Não causa impacto nas articulações

- Alinha a postura

- Ajuda no suporte do peso da barriga

- Melhora a circulação sanguínea e alivia a tensão nervosa

- Combate o inchaço e câimbras

- Diminui a ansiedade

- Reduz a incontinência urinária na gestação

- Melhora o condicionamento físico

- Reduz o estresse e a insônia

- Previne complicações pós-parto


PROCURE UM BOM PROFESSOR

Encontre um bom profissional, que saiba exatamente o que acontece no corpo das mulheres durante a gestação, leve em consideração suas alterações fisiológicas, hormonais, psicológicas e biomecânicas para aproveitar ao máximo os benefícios do método sem expor você ao risco.


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