VOCÊ TEM COMPULSÃO ALIMENTAR?

VOCÊ TEM COMPULSÃO ALIMENTAR?

Pense nessa situação: Você acabou de almoçar e, aí, um amigo te chama pra comer um sanduíche. E você vai. Sem pensar. Come o sanduíche já pensando se vai conseguir comer o segundo e tentando lembrar se tem alguma coisa em casa para comer à noite.


Se identificou?


Leia esse texto, pois você pode sofrer de TCA, ou transtorno da Compulsão Alimentar. Segundo a OMS (Organização mundial de saúde), a média é que 2,6% da população de um país sofra desse mal. O Brasil tem um dos índices mais altos, chegando a 4,7%.


MAS O QUE É O TCA?

Essa é uma doença psicológica em que a pessoa sente necessidade de comer, mesmo sem ter fome e não deixa de se alimentar, mesmo estando satisfeita. Se acabou de comer, já quer comer mais e planeja sua próxima refeição. Em geral, a pessoa perde o controle e acaba ingerindo grandes quantidades de alimento em um curto espaço de tempo.


OBESIDADE E PRECONCEITO

Essa compulsão não é pontual ou ocasional. É diária e constante. Quem tem TCA quer comer o tempo todo, mesmo se sentindo satisfeito ou quase passando mal de tanto comer. Com isso, a grande maioria dessas pessoas ganha muito peso em pouco tempo.


Responda ESSA PESQUISA para saber se você tem alguns dos sintomas do Transtorno de Compulsão alimentar.


Quem está do outro lado e não sofre com esse transtorno, costuma zombar das outras pessoas, julgando que se trata apenas de falta de disciplina, foco ou simples gula. Quem já não ouviu a frase: “Pra emagrecer é fácil, é só fechar a boca!”?


Para escapar desses julgamentos, a pessoa passa a se afastar dos outros e comer escondido, por vergonha, culpa, baixa auto estima, sensação de fracasso e muitas vezes até uma depressão causada por esse quadro.


QUAIS SÃO OS RISCOS?

Os riscos são muitos, mas, entre os mais comuns estão:


- Obesidade

- Cálculo renal

- Apneia do sono

- Diabetes tipo 2

- Hipertensão

- Colesterol alto

- Gastrite

- Problemas vasculares

- Depressão


COMO TRATAR?

O primeiro passo é descobrir a causa emocional / psicológica. Clínicos gerais, Nutrólogos, Psiquiatras e Endocrinologistas são alguns dos especialistas que podem ajudar a traçar um diagnóstico preciso e recomendar um tratamento.


Dependendo do caso, o tratamento consiste em consultas regulares com psicólogos, remédios inibidores de apetite e ansiedade e reuniões em grupos de apoio. Além disso, na parte física, dietas prescritas por nutricionistas e exercícios físicos constantes.


O Estúdio Fly pode te ajudar a vencer o TCA com um programa de emagrecimento que envolve personal trainers e nutricionistas. É só clicar aqui para conhecer o programa EmagreSer.




Gostou dessas dicas? Foram úteis? Comente neste post e também em nosso Instagram ou Facebook.   

Total: 0 Comment(s)

Sobre o Studio Fly training

Desenvolver um método e após 15 anos vê-lo reconhecido e considerado tendência mundial pelo American College of sports medicine não tem preço... Faça você também parte da família Fly. Venha dar asas ao seu corpo!

Localização

Contato

  • Endereço

    Rua Oscar Trompowsky, 700 - Gutierrez, Belo Horizonte - MG, 30441-055
  • Telefone

    +55 31 3332-1340
  • Whats app

    +55 31 98839-2990
  • Email

    contato@flytraining.com.br

Criação de Sites BH - i9br Sites e Sistemas LTDA